15/03/2022 às 16h06min - Atualizada em 16/03/2022 às 00h00min

Consultorias crescem e se tornam aliadas das empresas no competitivo mercado de TI

Runtalent, especialista em soluções de TI, tem atualmente mais de 200 vagas abertas para cargos na área

SALA DA NOTÍCIA Adriana Giachini
www.midiaria.com
Divulgação/Runtalent


Não é de hoje que o mercado de tecnologia fala em carência de mão de obra. Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontam uma demanda média anual de 159 mil novas vagas, ao mesmo tempo em que o Brasil forma “apenas” 53 mil pessoas no segmento por ano.

Ou seja: a conta não fecha e a realidade é que faltam profissionais e sobram vagas, em um cenário diferente da maioria dos setores – afinal, são quase 13 milhões de desempregados no país. Mas quais são os reflexos desse desequilíbrio na balança do mercado de profissionais em Tecnologia da Informação (TI)?

“A demanda por profissionais de TI cresceu exponencialmente não apenas no Brasil, mas em todo mundo. Com isso, as empresas estão com dificuldades de contratação de especialistas pelas vias diretas, ou seja, pelo próprio RH, o que permitiu que as parcerias com consultorias especializadas em alocação de especialistas de TI como nós, se consolidassem como soluções”, diz Ary Gatto, CEO da Runtalent.

Com atuação voltada para a alocação de especialistas e times para projetos e operações em TI, a Runtalent traz na retrospectiva de 2021 números e vivências que confirmam o quanto o mercado de tecnologia está aquecido e quais são as tendências para 2022.

“No ano passado, conquistamos mais de 30 novos parceiros, além de aumentar o volume de negócios na maior parte dos clientes da carteira original. Em número percentuais, crescemos aproximadamente 35%.”, conta Gatto.

“Em relação ao número de profissionais, crescemos em torno de 10% no último ano, mas um dado interessante é que a rotatividade dos profissionais esteve muito abaixo quando comparada aos anos anteriores. Mesmo com o mercado superaquecido, atingimos o menor turnover dos 4 últimos anos: cerca de 15% menor do que em 2020, por exemplo”. Para ele, a “retenção” dos trabalhadores mostra que os contratos através das alocações podem ser positivos para ambos os lados: empresas e especialistas. “Isso também mostra que estamos oferecendo o suporte necessário para que os profissionais queiram ficar com a gente”.

Ainda na visão do CEO, são vários os fatores que contribuíram e seguem colaborando para o crescimento do mercado de alocação de profissionais de TI – e que vão além da alta demanda pela mão de obra. Um exemplo é o maior interesse e, consequentemente, mais investimento em novas tecnologias por parte das empresas.

“O mercado de TI acabou se beneficiando com a pandemia, já que as empresas precisaram investir em tecnologia para superar a concorrência. E hoje elas estão melhores do que antes: com uma gestão à vista, com mais transparência, agilidade e organização. Essas são, inclusive, razões pelas quais as empresas investem na alocação de profissionais: pensando em otimizar tempo, conquistar melhores resultados e focar no core business”, complementa o CEO.

Tendências
Com um time de mais de 430 pessoas – dos quais 20% são mulheres, confirmando que o crescimento da participação feminina está entre as tendências de 2022 –, a Runtalent aponta varejo (principalmente e-commerce), indústrias químicas e farmacêuticas e setor financeiro como as áreas que mais estão investindo nas consultorias – com base em seu próprio banco de dados.

Outra aposta está nos modelos de squads e no fato de que se consolidam como uma solução cada vez mais presente na prática do setor de TI. A implantação de squads dentro das empresas é anterior a pandemia, porém ganhou popularidade no último ano e se confirma como aliada do mercado.

“A squad de TI traz como uma das vantagens para as empresas a gestão à distância, um dos principais problemas enfrentados pelos gestores por conta de os profissionais atuarem em home office, além de trazer resultados mais rápidos e assertivos, já que todos os profissionais que atuam nesse time são mais engajados e motivados, principalmente porque eles têm voz dentro de todo o processo”, esclarece Gatto.


“Nós mesmos, para conseguirmos atender todas as demandas, implantamos squads ágeis no nosso Núcleo de Atendimento ao Cliente. Com isso, demos mais autonomia para os profissionais – seja do departamento comercial ou de recrutamento e seleção – e temos obtido resultados muito positivos com isso”, afirma o CEO.

Vagas atuais
A Runtalent é uma spin-off do grupo Essence, que tem mais de 18 anos de experiência no mercado da tecnologia. Atualmente, a empresa está com mais de 200 vagas abertas, sendo maior a procura por especialistas em SAP, desenvolvedores Java, Python, .Net, Front End, além de cargos em agilidade e gerentes de Projetos.

Dos cargos oferecidos, 60% são no modelo home office; 30% no esquema híbrido e apenas 10% presencial. Interessados podem consultar as oportunidades através do site: https://runtalent.it/vagas/.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp