15/03/2022 às 16h54min - Atualizada em 16/03/2022 às 00h00min

Museu Marítimo do Brasil ganha projeto de identidade visual

Concurso foi realizado para definir proposta campeã

SALA DA NOTÍCIA Atômica Lab
https://atomicalab.com.br/
Danowski Design


O Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Marinha do Brasil anunciam que o escritório carioca Danowski Design conquistou o primeiro lugar no Concurso de Identidade Visual do Museu Marítimo do Brasil, previsto para inaugurar entre 2025 e 2026. As profissionais Sula Danowski e Nathalia Lepsch foram responsáveis pela criação da marca e manual, enquanto Ilana Paterman produziu o storytelling, que pode ser conferido aqui

 

Os concorrentes tiveram a oportunidade de criar um projeto que dialogasse com a missão da instituição, cujo objetivo é engajar o público na valorização e na popularização da consciência marítima, que representa vozes e sujeitos sociais da história e da memória dos mares e rios no Brasil. 

 

De acordo com o escritório Danowski Design, a logomarca tem como premissa central conectar Arte, Ciência e História, utilizando como fio condutor os mares e rios brasileiros. Por tal motivo, a letra “M” — presente nas iniciais de “Museu” e “Marítimo” — se destaca como ponto de partida para representar o movimento ondulatório e sinuoso das massas de água e do ecossistema. Clique neste link e conheça mais detalhes sobre o projeto.

 

A Comissão de Seleção — responsável pela avaliação das propostas — foi composta pelas designers e professoras Evelyn Grumach, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Isabella Perrota, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - Campus RJ (ESPM-Rio); o curador do futuro museu, Evandro Salles; a Capitão de Corveta do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM) Marli de Medeiros, designer do Quadro Técnico da Marinha do Brasil; e o Gerente do Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro, Francisco Dantas. Os jurados fizeram a seleção tendo como critérios: originalidade, criatividade, aplicabilidade, versatilidade e adequação às diretrizes conceituais, sendo este último decisivo em caso de desempate.

 

Além de passar a fazer parte da história do Museu Marítimo do Brasil, o vencedor do concurso recebe um prêmio para contribuir no desenvolvimento e no detalhamento do projeto de identidade visual.

Confira abaixo as imagens do projeto vencedor.

 

PROJETO MUSEU MARÍTIMO DO BRASIL

O Concurso de Identidade Visual faz parte da Fase 1 do Projeto “Museu Marítimo do Brasil”, atualmente em execução, por meio de recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC). Além dele, a Fase 1 compreende o concurso público para a escolha do estudo preliminar de arquitetura, o Seminário Internacional “Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas” e o Ciclo de Palestras “Museu Marítimo do Brasil: um novo cenário cultural” (todas etapas já realizadas); e, ainda, a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira.
 

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais.

 

DIRETORIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DOCUMENTAÇÃO DA MARINHA

Com sede no Rio de Janeiro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) é responsável por promover estudos e pesquisas, consolidar e publicar documentação sobre assuntos relativos à cultura marítima, além de propor normas relativas às atividades histórico-culturais da Marinha do Brasil, entre outros atributos. 

 

Estão sob sua administração o Museu Naval, o Arquivo da Marinha, a Biblioteca da Marinha e o Espaço Cultural da Marinha, onde o público pode visitar o Navio-Museu Bauru, o Submarino-Museu Riachuelo, a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero-Museu Sea King, o Avião Caça AF-1 Skyhawk e o Carro de Combate Cascavel

 

Além disso, o Espaço é o porto de partida para que o público possa embarcar no histórico Rebocador-Museu Laurindo Pitta, que participou da Primeira Guerra Mundial, para fazer um Passeio Marítimo pela Baía de Guanabara, e, ainda, para zarpar rumo à Ilha Fiscal, palco do último baile do Império, para uma visita mediada, conhecendo suas exposições “Amazônia Azul” e “Ilha Fiscal, um neogótico em terras tropicais”.

 

ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA

Construído em 1995, no píer da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro — que adquirira aquela área das antigas Docas da Alfândega — e inaugurado em 20 de janeiro de 1996, o prédio do Espaço Cultural da Marinha, assim como as demais atrações de seu entorno, está localizado no coração do Boulevard Olímpico, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Devido à demolição do Elevado da Perimetral, a área foi fechada ao público em fevereiro de 2014, voltando a operar mais de dois anos depois, em 2016, por ocasião das Olimpíadas, com os passeios à Ilha Fiscal e pela Baía de Guanabara, e as visitas aos navios-museus, recebendo 97 mil visitantes no período. Desde então, ano a ano, o Espaço Cultural da Marinha tem atraído cada vez mais público. Em 2019, antes da pandemia, recebeu mais de 200 mil visitantes.

Veja as imagens do projeto arquitetônico abaixo.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp