07/10/2020 às 14h14min - Atualizada em 07/10/2020 às 14h18min

A gestão de dados mestres pode impulsionar o lucro das empresas, segundo estudo

A análise de dados está cada vez mais presente na rotina das organizações. Em muitas situações essas informações são verdadeiros auxiliares para tomada de decisões. Existem dados que são considerados norteadores das estratégias do universo corporativo, chamados de dados mestres.

DINO
http://klassmatt.com

Os dados mestres ou master data, são informações consideradas essenciais para uma organização. Esses dados são coletados desde quando a empresa inicia suas atividades até o cenário atual em que ela está, independentemente de seu porte ou setor. Como são informações-chave para o negócio, necessitam estar dentro de algumas conformidades: estando atualizadas, organizadas e categorizadas de maneira correta, já que são importantes para o núcleo estratégico das organizações.

Benefícios de gerenciar os dados mestres

O master data pode ser encontrado em diferentes sistemas e setores de uma empresa, tais como: compras, almoxarifado, produção, vendas e contabilidade. Esses dados são importantes para que a empresa conheça os consumidores ou empresas das quais estão se relacionando comercialmente. Desta forma, a empresa se torna mais preparada para atender o mercado ao qual pertence, identificando preferências e analisando possíveis melhorias em seus produtos e serviços.

As empresas que concentram dados corretos e fazem o uso dos mesmos podem ter até 20% a mais de lucratividade, segundo um estudo feito pela Gartner, empresa líder de pesquisa e consultoria em inovações tecnológicas. 

Informações-chave quando bem utilizadas, se tornam insights para melhorias no negócio, seja para entender melhor os clientes, pensando no lucro da organização, como também se tornam benéficas para a organização internamente, como integrar setores e unidades de maneira informativa, além de otimizar processos relacionados a dados.

O impacto dos dados mestres na rotina das empresas

Como já foi visto, os dados mestres estão distribuídos entre vários setores dentro de uma organização. As empresas possuem tamanhos variados e quanto maior for a empresa, mais dados mestres provavelmente ela terá. Caso alguns dados estiverem duplicados ou com informações incompletas, poderá levar muito tempo para analisar os itens de maneira manual.

Supondo que o setor de compras recebeu um pedido do setor de produção, para comprar um item que já está cadastrado, e caso o material seja um equipamento importado e a sua classificação fiscal estiver incorreta, poderá tornar a empresa vulnerável a multas fiscais. No entanto, se o item estiver com cadastro completo e com as informações corretas, poderá economizar, pois a classificação fiscal de materiais estará dentro das conformidades.

Os setores de Compra e Almoxarifado possuem informações-chave para uma empresa. Levando isso em consideração, os Fornecedores são um elo fundamental para a operação, assim como a correta escolha deles.

A necessidade de uma ferramenta para certificar a situação legal da empresa nas entidades públicas e privadas, é fundamental. Afinal, a organização precisa ter confiança de que o futuro fornecedor esteja apto antes de fechar qualquer negociação.

Como gerenciar os dados mestres?

Com o aumento de dispositivos conectados à internet, como os computadores e smartphones, houve um crescimento gigantesco de dados. Em 2019 o Brasil foi considerado o segundo país a passar mais tempo na internet, de acordo com um estudo feito pela Hoopsuite em parceria com a We Are Social. Desta forma, os dados estão sendo gerados de maneira escalável e rápida.

O que vem preocupando as empresas é a governança master data dentro da organização. A acumulação de dados sem controle pode ser bastante prejudicial, trazendo dificuldades para fazer, até mesmo, análise básica dos dados.

Aconselha-se contar com ajuda de uma ferramenta que reduza o tempo operacional na organização dos dados e que mantenha-os atualizados e padronizados, trazendo mais tempo hábil para enxergá-los de maneira estratégica.

A tecnologia traz como solução a governança de dados mestres, que serve para gerenciar, categorizar e enriquecer as informações essenciais. Também alinha os dados de acordo com a regra comercial da organização, relacionada às estratégias operacionais, de marketing e vendas, eliminando qualquer problema gerado por dados incorretos.

Fazendo uso de plataformas de gestão de dados mestres, também chamadas de Master Data Management, o histórico de compras, informações completas de materiais, serviços, clientes e fornecedores são exemplos de dados que poderão ser encontrados de maneira padronizada e organizada.

Existem plataformas como a Klassmatt cuja especialidade é contribuir para o master data de compras. Um dos maiores benefícios de investir em uma plataforma assim é a redução de custos nas compras: por meio do cadastro de materiais e serviços. A redução de custos poderá chegar até 60%. O acúmulo de informações pode poluir a base de cadastros, levando a empresa a usufruí-las de maneira errada, ocasionando compras incorretas e até mesmo atrapalhar pequenas análises que sejam necessárias.

Quando a empresa percebe a necessidade de aderir à uma plataforma em seus processos, é importante atentar aos benefícios que essa mudança trará, como ter os dados mestres constantemente atualizados. Há plataformas para gestão de dados mestres que oferecem os seguintes benefícios:

  • Otimização nas atividades operacionais, ao alinhar os dados da organização e as operações relacionadas;
  • Agilidade e automação no tratamento de dados;
  • Disponibilidade de informações de acordo com o departamento;

Para as organizações que possuem dificuldades para manter uma padrão de cadastros, e que necessitam manter os itens organizados, padronizados e enriquecidos constantemente, existe o serviço de governança de cadastros. Com a terceirização desse processo, permite-se que as equipes internas possam estar mais presentes no planejamento estratégico.

A conclusão é que, quando bem gerenciados, os dados mestres podem tornar as empresas mais competitivas frente a concorrência. Com essas informações-chave organizadas, é possível que se promovam a otimização de custo e performance delas, além de auxiliar durante as análises estratégicas, melhorando os resultados à longo prazo. Além disso, foi visto que existem soluções tecnológicas que podem ajudar as organizações a alcançarem melhores resultados a irem mais longe, melhorando a gestão dos dados mestres.

Para conhecer a Plataforma Klassmatt e saber mais informações sobre gestão de cadastros, entre em contato.



Website: http://klassmatt.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual melhor candidato?

53.8%
29.1%
17.1%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...

Qual melhor candidato?

53.8%
29.1%
17.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp