15/03/2022 às 17h12min - Atualizada em 16/03/2022 às 00h00min

Dia Mundial da Água: roteiro de educação ambiental aborda área preservada do rio Tietê

Museu da Energia de Salesópolis promove atividades educativas no evento “As águas que você não vê"

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
D


Em ocasião do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Museu da Energia de Salesópolis promove o roteiro “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê”. Através de atividades guiadas, os visitantes podem aprender conceitos sobre a preservação desse recurso tão importante e que está constantemente ameaçado pela poluição e pelo uso indevido. O próprio rio citado, que tem águas mais limpas na cidade do museu e se deteriora ao longo do estado de São Paulo, é um grande exemplo de como a ação humana faz a diferença no meio ambiente.

A programação do evento, realizado de 22 a 26 de março, inclui passeios por diferentes locações do museu, que fica instalado em um parque com trechos remanescentes de Mata Atlântica e conta com uma usina hidrelétrica, fundada em 1913. Entre os espaços incluídos no roteiro, estão a Trilha dos Pinus, o Espaço das Águas, a Trilha das Pancs e o Reservatório. 

Durante as atividades, haverá explicações sobre economia de água, o percurso do rio Tietê e sua importância para a Central Geradora Hidrelétrica de Salesópolis. Com o uso de um “ecokit”, os educadores mostrarão na prática como fazer uma análise de qualidade da água.

“A atividade tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância de se preservar um dos bens mais preciosos da Terra: a água, através de explanações, experimentos e trocas de saberes”, explica o educador Fernando Maia, um dos realizadores do projeto ligado ao Museu da Energia de Salesópolis e à Fundação Energia e Saneamento, responsável pela instituição.

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do WhatsApp (11) 99115-0020, do telefone (11)4696-1332 ou do . São aceitos 10 participantes por dia de passeio, que se inicia às 14h e dura em média 1h30. 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.
EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO
CESP
PATROCINADOR MASTER
CTG Brasil
Site
Facebook
Instagram: @museudaenergia
YouTube

Serviço: roteiro “As águas que você não vê - Educação Ambiental pelas águas do Tietê”
Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06 - Freires, Salesópolis, São Paulo
Datas: 22 a 26 de março de 2022, a partir das 14h
Inscrições: WhatsApp (11) 99115-0020, telefone (11)4696-1332 ou  
Lotação: 10 participantes por dia de evento

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp