Pesquisa da AlliN, em parceria com a Opinion Box e Bornlogic, aponta que 42% dos brasileiros pretendem ir às compras no Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. “A data ganhou relevância no calendário comercial do Brasil, sendo uma das mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Assim como a Black Friday, tornou-se um evento obrigatório e estratégico para as lojas, independente do segmento em que atuam”, comenta Anderson Locatelli, CEO da Sled, fintech que conecta de forma pioneira o mercado varejista com serviços financeiros.
Além de ser um momento de grandes oportunidades de venda, o Dia do Consumidor também deve ser aproveitado para boas práticas de relacionamento com os clientes, como campanhas de engajamento e ações de fidelização.
Para ajudar varejistas, Locatelli aponta dicas de como se preparar para ter sucesso na data. Confira:
Ofereça promoções atrativas: pode ser uma dica óbvia, mas é essencial para que o comércio tenha sucesso no Dia do Consumidor. “Escolha produtos que tenham giro no estoque ou que sejam tendência. E antes de precificá-los, veja como estão os preços da concorrência, para garantir promoções competitivas”, orienta o executivo.
Ofereça conveniência digital: a pesquisa da AllinN aponta que somente 3% das pessoas que compraram durante o Dia do Consumidor em 2021 haviam comprado na mesma loja na edição anterior, ou seja, a retenção de clientes ainda é um desafio para os varejistas. Bons preços são atrativos, porém invista também em diversidade na forma de pagamento, entregas ágeis (no caso de e-commerce e delivery) e menor tempo de fila nos caixas.
“As filas desgastam a relação do varejo físico com o público e um dos motivos que provocam essa situação é a ausência de troco nos caixas. Pensando nisso, a Sled traz ao mercado uma solução pioneira de troco digital, em que o consumidor recebe o valor diretamente em seu CPF, sem precisar ter conta bancária, podendo usar a quantia por meio da carteira digital, disponível no app Troco Simples ou na Wallet do varejista”, comenta Locatelli.
Diversidade no meio de pagamento: os meios de pagamentos são tão importantes quanto os produtos e serviços oferecidos. Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas lojas físicas, os cartões de débito (32%) e crédito (30%) ainda são os meios mais utilizados. “Contudo, os usuários esperam que as empresas acompanhem a evolução dos meios de pagamento e ofereçam diferentes formas de pagar, atendendo diferentes necessidades, o que facilita a tomada de decisão na hora das compras”, finaliza o CEO.
|