15/03/2022 às 17h13min - Atualizada em 16/03/2022 às 00h00min

Dia do Consumidor: 3 dicas para ter sucesso nas vendas e fidelizar seus clientes

Mais de 40% dos brasileiros pretendem fazer compras na data, segundo pesquisa. Especialista orienta como ter bons resultados no período

SALA DA NOTÍCIA Natália Peixoto


Pesquisa da AlliN, em parceria com a Opinion Box e Bornlogic, aponta que 42% dos brasileiros pretendem ir às compras no Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. “A data ganhou relevância no calendário comercial do Brasil, sendo uma das mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Assim como a Black Friday, tornou-se um evento obrigatório e estratégico para as lojas, independente do segmento em que atuam”, comenta Anderson Locatelli, CEO da Sled, fintech que conecta de forma pioneira o mercado varejista com serviços financeiros.

Além de ser um momento de grandes oportunidades de venda, o Dia do Consumidor também deve ser aproveitado para boas práticas de relacionamento com os clientes, como campanhas de engajamento e ações de fidelização.

Para ajudar varejistas, Locatelli aponta dicas de como se preparar para ter sucesso na data. Confira:

Ofereça promoções atrativas: pode ser uma dica óbvia, mas é essencial para que o comércio tenha sucesso no Dia do Consumidor. “Escolha produtos que tenham giro no estoque ou que sejam tendência. E antes de precificá-los, veja como estão os preços da concorrência, para garantir promoções competitivas”, orienta o executivo.

Ofereça conveniência digital:  a pesquisa da AllinN aponta que somente 3% das pessoas que compraram durante o Dia do Consumidor em 2021 haviam comprado na mesma loja na edição anterior, ou seja, a retenção de clientes ainda é um desafio para os varejistas. Bons preços são atrativos, porém invista também em diversidade na forma de pagamento, entregas ágeis (no caso de e-commerce e delivery) e menor tempo de fila nos caixas.

“As filas desgastam a relação do varejo físico com o público e um dos motivos que provocam essa situação é a ausência de troco nos caixas. Pensando nisso, a Sled traz ao mercado uma solução pioneira de troco digital, em que o consumidor recebe o valor diretamente em seu CPF, sem precisar ter conta bancária, podendo usar a quantia por meio da carteira digital, disponível no app Troco Simples ou na Wallet do varejista”, comenta Locatelli.

Diversidade no meio de pagamento: os meios de pagamentos são tão importantes quanto os produtos e serviços oferecidos. Segundo estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas lojas físicas, os cartões de débito (32%) e crédito (30%) ainda são os meios mais utilizados. “Contudo, os usuários esperam que as empresas acompanhem a evolução dos meios de pagamento e ofereçam diferentes formas de pagar, atendendo diferentes necessidades, o que facilita a tomada de decisão na hora das compras”, finaliza o CEO.

Sobre a Sled 
A Sled é uma plataforma que veio para revolucionar o mundo do varejo físico com produtos financeiros inovadores, conectando consumidores, bancos e varejo por meio de experiências intuitivas, integradas e ágeis. A fintech já realizou quase 3 milhões de transações e cerca de 350 mil brasileiros já optaram por receber o troco digital da Sled por meio dos mais de 10 mil PDVs cadastrados em todo o Brasil. Além disso, clientes dos bancos Original, BMG e PicPay - com cartões Mastercard, conseguem fazer saques de maneira ágil em redes varejistas e aderentes à solução Sled Saque. Seu propósito é repensar o caminho das transações financeiras para resolver as dores reais do varejo e levar conveniência, eficiência e resultado para o setor. Em 2021, a Sled recebeu aporte de R$7 milhões da gestora brasileira Astella Investimentos - segunda rodada de captação realizada pela empresa com o fundo.
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