15/03/2022 às 13h02min - Atualizada em 15/03/2022 às 16h20min

iFood apresenta mercado gastronômico mais sustentável do país

O complexo de Brasília será o primeiro mercado gastronômico regenerativo do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Raphaela Vitor
divulgação


Desenvolvida a partir de uma parceria entre iFood e R2, a plataforma de diversão Mané, o mercado vírgula será a primeira atração de mercado gastronômico com Lixo Zero. A iniciativa faz parte da estratégia do iFood de oferecer experiências além do app, se conectando a projetos inovadores que vão de encontro aos valores e iniciativas da empresa. A marca escolheu se associar à frente ambiental do projeto, visando reutilizar, reciclar ou compostar, no mínimo, 90% do resíduo gerado no local. Para que isso aconteça, serão adotadas lixeiras educativas, embalagens compostáveis e um centro de separação de resíduos.

A cooperativa de catadores de Brazlândia, ACOBRAZ, fará a gestão dos resíduos recicláveis gerados pela ação. Eles irão realizar a coleta e destinação dos materiais recicláveis, e receberão os lucros da comercialização desse material. Os resíduos orgânicos e embalagens compostáveis serão transformados em adubo em usina de compostagem cuidadosamente selecionada no Distrito Federal.

“Tudo no Mané é pensado levando em consideração critérios de sustentabilidade, desde as louças até os alimentos. A meta é já no primeiro ano de operação desviar do aterro 110% da quantidade de resíduos gerados, sendo 90% dos resíduos do Mané + 20% recicláveis entregues pela população. Isso é o que temos chamado de Lixo Positivo, porque vai além do Lixo Zero, algo inédito no nosso segmento”, comenta Francisco Nilson Moreira, Diretor de Sustentabilidade do Grupo R2.

Alexandre Lima, Gerente de Sustentabilidade do iFood, lembra que o complexo faz parte de um direcionamento do iFood para impactar positivamente a sociedade em iniciativas de educação, meio ambiente e inclusão. “Estamos juntos nesse projeto porque queremos promover ações de impacto positivo para a sociedade e ajudar a engajar cada vez mais pessoas na conscientização ambiental para a reciclagem e redução do uso de plástico”, destaca o executivo. “Focamos em trazer uma plataforma que gera um impacto real na redução e gerenciamento de resíduos de forma a acabar com a poluição gerada pelo descarte de materiais utilizados no mercado gastronômico. Isso é parte do nosso compromisso de ser uma empresa que irá acabar com a poluição plástica no delivery até 2025 por meio de ações que geram resultados concretos.” 

Com uma estratégia de sustentabilidade ampla e diversa, o complexo gastronômico  traz grandes chefs de cozinha e receitas inéditas, também será pioneiro em muitas áreas no seu segmento. Entre as iniciativas pioneiras de destaque estão:

  • Lixo Zero
  • Carbono Neutro, ou seja, não contribui para a mudança do clima
  • Autossuficiente em energia
  • Delivery sem plástico
 

Faremos a transição energética para fontes renováveis, o que possibilitará que atinjamos a meta de 100% de nosso consumo elétrico compensado com energia fotovoltaica (solar), em parceria com a CGR Energia”, aponta Francisco.

Visando englobar a responsabilidade social e a inclusão, no Mané também serão ministrados cursos profissionalizantes da área de gastronomia na Cozinha Escola do complexo, em parceria com o iFood, SENAI, SENAC, Projeto Vira Vida e a ONG No Setor. A formação tem como público alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para ajudar Brasília no combate à fome, o Mané pretende doar pelo menos 60 mil refeições por ano. Para isso, os envolvidos no projeto contam com a participação dos clientes, para que doem alimentos não perecíveis, seja por meio do iFood ou levando esses gêneros alimentícios diretamente ao complexo.

“Queremos integrar a identidade brasiliense com as melhores práticas socioambientais nacionais e internacionais, alinhado com o bioma que nos cerca, o Cerrado. Não poderíamos abrir mais um mercado gastronômico, mas um centro de lazer na sua melhor versão: sustentável e acessível”, finaliza.

O Mané, mercado vírgula, é um complexo gastronômico que traz grandes chefs de cozinha e cardápios inéditos. O local conta com atividades voltadas para toda a família. Como todo projeto da R2, ele foi estruturado com uma estratégia robusta de sustentabilidade, em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global da ONU (Organização das Nações Unidas) rumo a um mundo melhor até 2030. 


Sobre Mané

O Mané, mercado vírgula, é um complexo gastronômico que traz grandes chefs de cozinha e cardápios inéditos. O local conta com atividades voltadas para toda a família. Como todo projeto da R2, ele foi estruturado com uma estratégia robusta de sustentabilidade, em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global da ONU (Organização das Nações Unidas) rumo a um mundo melhor até 2030. 

Sobre o Grupo R2 

O Grupo R2 atua em toda a cadeia de entretenimento como uma plataforma de diversão.  Criada em 2005, a R2 nasceu com o propósito de tornar o mundo um lugar mais divertido e hoje busca ser melhor para o mundo. Em 2015, a empresa idealizou e realizou o projeto inédito Na Praia, que levou o litoral para Brasília e reuniu mais de 90 mil pessoas. A R2 é também responsável pelas iniciativas Mané, projeto gastronômico; e Experiências e eventos como Carnaval e Surreal. Atualmente, a plataforma possui 600 mil usuários ativos. 

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp