A Medicina Veterinária Integrativa aplica técnicas que têm respaldo científico e um ponto de convergência para que o tratamento tenha a melhor eficácia possível, visando o bem-estar animal
Uma abordagem integrativa na medicina veterinária descreve um tratamento no qual diversas técnicas e eventualmente diferentes profissionais são empregados por uma causa única, tratar o paciente. O objetivo é identificar as raízes dos problemas, além dos sinais clínicos, induzindo o organismo a produzir uma melhor resposta ou adaptação a enfermidade.
Na prática, a medicina integrativa pode incluir um plano para uma mudança de estilo de vida, como dieta ou exercícios, além de terapias complementares como fitoterapia, homeopatia, ozonioterapia, acupuntura dentre outros, associando-as a procedimentos cirúrgicos complexos, diagnóstico de imagens avançados e a mais alta tecnologia de equipamentos de reabilitação. A medicina integrativa está presente na oncologia, neurologia, na cirurgia, nas mais diversas áreas do conhecimento médico!
Um veterinário que trabalhe com a abordagem integrativa também levará em consideração o bem-estar emocional e temperamento do animal ao fazer um diagnóstico e escolher no leque de opões terapêuticas, as técnicas que melhor apoiem a recuperação ou cura do seu paciente. O objetivo sempre é ajudar o animal da forma mais eficiente, segura e completa com o melhor custo-benefício possível.
As principais disciplinas
Aqui se encontram a milenar Medicina Veterinária Tradicional Chinesa, com a acupuntura, fitoterapia chinesa e aliada a Termografia, uma técnica ultra moderna que permite captar a temperatura da superfície dos animais garantindo diagnósticos rápidos, eficientes e sem contenção.
Aqui se unem também a ozonioterapia e o conhecimento homeopático, duas técnicas distintas, mas que se valem do mesmo princípio, isto é, estimular o organismo a se auto equilibrar.
Aqui trabalham juntas a acupuntura e a tecnologia de materiais, criando o implante de ouro, uma técnica que combina tradição e tecnologia, permitindo tratarmos uma grande gama de enfermidades, principalmente osteomusculares.
Um campo de trabalho emergente
A medicina integrativa experimenta um crescimento significativo impulsionado pela demanda de um público consciente e integrado com alimentação, saúde e espiritualidade. Os tutores de animais reconhecem nos seus animais de estimação um membro da família e consequentemente, buscam um tratamento mais humanizado para os seus bichinhos.
Se os clientes estão cada vez mais em busca de protocolos de tratamento integrativos, as clínicas que ofereçam a melhor combinação de modalidades terapêuticas tendem a aumentar sua participação no mercado e atendimento ao paciente.
As clínicas que investirem em uma ou mais modalidades integrativas agora também terão maior experiência para se adaptar às tendências futuras e implementar as melhores abordagens complementares associadas ao moderno atendimento convencional.
Instituto Bioethicus, um pioneiro na qualificação de veterinários integrativos
O Instituto Bioethicus tem tradição e pioneirismo no estudo e aplicação das técnicas mais inovadoras que a Medicina Veterinária experimentou nas últimas décadas. É pioneiro também na difusão do conceito de Medicina Veterinária Integrativa e Regenerativa no Brasil com centenas de estudantes já formados em seus cursos
Plataforma de ensino a distância com emissão de certificados
Desde 2018 o Instituto lançou sua plataforma de Ensino a Distância que atualmente conta com mais de 3 mil estudantes e abrange 32 cursos avulsos em diferentes áreas, bem como 8 COMBOS temáticos, além do VETFLIX, o maior combo de Medicina Veterinária Integrativa em língua Portuguesa.
Apostando no ensino a distância, o Instituto Bioethicus vem transformando como o conhecimento é transmitido para alunos em todos os pontos do Brasil, e no exterior.