24/11/2021 às 17h22min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h00min

Empresas garantem tratamento de Equoterapia para crianças em Araraquara

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro


O Enzo e o Raphael são duas crianças que vivem em Araraquara, no interior de São Paulo, muito especiais. Diagnosticado com autismo, Enzo, de 6 anos, precisa de cuidados específicos para auxiliar sua função motora e contenção do estresse, muito comum em portadores da patologia. Já o Raphael, 3 anos, nasceu com hidrocefalia e com mielo, doença que prejudica o correto desenvolvimento dos ossos da coluna vertebral durante a gestação.

Nos dois casos, a Equoterapia é um tratamento de resultados bastante expressivos e que desde agosto está garantido ao Enzo e ao Raphael, através de um projeto de adoção de empresas, abraçado pelas construtoras Bild Desenvolvimento Imobiliário e Vitta Residencial Construtora e Incorporadora, que assumiram os custos dessa terapia para eles.

Bruno Chuery, sócio-diretor das construtoras Bild e Vitta, em Araraquara, explica que a iniciativa foi motivada por meio de uma proposta de um cliente, e que foi considerada muito significativa para as empresas. “Foi muito bem-vinda essa ideia, que está totalmente de acordo com os pilares da cultura do grupo”, explica Chuery. “Estamos muito felizes com a efetivação dessa parceira com a Sociedade Hípica de Araraquara, viabilizando o atendimento de saúde a esses meninos”, completa o diretor.

O projeto de adoção de Enzo e Raphael na Equoterapia tem duração de um ano, com possibilidade de renovação, uma vez que essas patologias são definitivas e a continuidade do tratamento garante melhor desenvolvimento das crianças.

Maristela Durante Tavares, mãe de Enzo, é só contentamento. “Não temos palavras para agradecer. O Enzo estava sem fazer nenhuma terapia e nós não tínhamos como custear. O tratamento tem sido maravilhoso”, mostra Maristela, comemorando os avanços do filho. “Em apenas três meses de terapia, o Enzo apresenta mudanças muito boas. Ele está mais sociável, menos ansioso e muito mais falante”, emociona-se a mãe.

O mesmo sentimento é compartilhado por Angélica Ferreira Lino, mãe de Raphael, que estava na fila, à espera de uma vaga no tratamento de Equoterapia. “Essa oportunidade vai ajudar muito para fortalecer as pernas do Raphael para ele conseguir ficar em pé, além de ajudar com o equilíbrio dele”, diz Angélica.

Equoterapia

Reconhecida como tratamento pela pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997, a Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem, interdisciplinar, envolvendo saúde, educação e equitação esportiva. A dificuldade de acesso da população de baixa renda à atividade deu início, em 1988, ao projeto realizado pela Sociedade Hípica de Araraquara, com o objetivo de contribuir com melhor qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

A relação terapêutica entre diversos animais e humanos é amplamente conhecida e, no caso da Equoterapia, os cavalos de grande porte - mas dóceis - são grandes ajudadores. De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, enquanto marcha, o cavalo provoca entre 1880 e 2250 ajustes tônicos no paciente, em apenas meia hora de terapia.

A psicopedagoga Romilda Dias Barbieri, especialista capacitada para ministração das sessões de Equoterapia na Hípica de Araraquara e responsável pelo atendimento ao Enzo e ao Raphael, comenta a eficácia da terapia. “O trabalho realizado com o auxílio dos cavalos abrange as partes motora, cognitiva, física, emocional e intelectual dos pacientes. Com pouco tempo, é visível a melhora do equilíbrio e da auto-confiança, por exemplo”, sublinha Romilda.

A Equoterapia é indicada para diagnósticos de autismo, síndrome de down, sequelas neurológicas e ortopédicas, entre outras, sempre com indicação de profissionais da Saúde, para crianças a partir de três anos e adultos até 70 anos.

“Acreditamos que ações como essa, por parte da iniciativa privada, não somente cumprem um importante papel de compromisso social dentro de sua comunidade de atuação, como fortalecem a autoestima de quem é beneficiado”, finaliza Bruno Chuery.

Sobre a Bild Desenvolvimento Imobiliário

Fundada em 2007, a Bild Desenvolvimento Imobiliário é uma incorporadora e construtora reconhecida pela capacidade de identificar grandes oportunidades no mercado imobiliário. A empresa vem operando de forma inovadora nas 11 cidades onde atua. A história, que começou em Ribeirão Preto com o sonho de três sócios empreendedores, se entrelaça aos propósitos dos mais de mil colaboradores que a transformaram em uma organização atenta aos novos comportamentos da cultura de inovação e à qualidade dos seus produtos e atendimento aos mais de 6.500 clientes. Nestes 14 anos, a construtora expandiu fronteiras e abriu novas regionais: além de Ribeirão Preto está presente em Franca, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Piracicaba, Marília, Campinas, Sorocaba, Uberlândia, Uberaba (MG) e, em breve, estará em São Carlos, Limeira, Americana, Londrina e São Paulo. No portfólio são 63 empreendimentos lançados e 31 entregues, totalizando mais de 10 mil unidades lançadas.

Sobre a Vitta Residencial

A construtora atua nos mercados regionais dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, tornando-se referência no setor imobiliário. Com mais de 10 anos de atuação, mantém seu propósito de expandir sua marca pelo país e com este objetivo já inaugurou 17 unidades.

A Vitta Residencial começou sua trajetória em Ribeirão Preto, no interior paulista e abriu frente de negócios em outras cidades como Sertãozinho, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Jaboticabal, Franca, Serrana, Campinas, São José do Rio Preto, Botucatu, Sorocaba, São Carlos, Marília e em Minas Gerais: Uberaba e Uberlândia. 

No total, são mais de 75 empreendimentos lançados, somando 41 residenciais e 13 mil unidades entregues. São empreendimentos atrelados ao programa Casa Verde e Amarela, com facilidades e benefícios em financiamentos. 

Hoje, a Construtora e Incorporadora vem ampliando, de forma acelerada, seu desenvolvimento para manter-se como uma marca empregadora e em pleno ritmo de expansão pelo País.

Conheça um pouco da história da empresa na versão digital da revista institucional Onda Azul - especial 10 anos, que pode ser acessada no endereço https://ondaazul.vittaresidencial.com.br/.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp