23/11/2021 às 18h38min - Atualizada em 24/11/2021 às 00h00min

9 perguntas e respostas sobre alinhadores dentários

Dentista cita mitos e verdades sobre aparelhos transparentes e tratamento ortodôntico

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Cavallero
Esthetic Aligner
Divulgação


O mercado de alinhadores é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos. Somente em 2020, o segmento global de alinhadores dentários transparentes teve um valor estimado em US$2,6 bilhões, de acordo com a Grand View Research. Porém, o que torna o setor mais atraente é seu crescimento médio anual, estimado em 27,3% entre 2021 e 2028. A estimativa é que será um mercado de US$15,9 bilhões no final do período.

Estes dados refletem o que é observado no consultório dentário e no dia a dia do paciente, que está ficando mais exigente com os tradicionais aparelhos fixos, principalmente pelo design do material - feitos de metal, elástico e borrachas coloridas -, além da dor e dos anos de tratamento. Tendo em vista esse “entrave” ortodôntico, o mercado apostou em novas tecnologias, resultando na modernidade e praticidade para os pacientes, bem como o aparelho invisível, popularmente conhecido por alinhadores.

A Esthetic Aligner, fabricante líder na produção nacional de alinhadores ortodônticos, já prevê a produção de 300 mil aparelhos por ano, a partir de 2022. Focada em inovação para o setor e com unidades recém-inauguradas na Colômbia e no México, a marca já está levando tecnologia para Portugal e para a Europa - visando aliar sofisticação e tratamento dentários.

Para esclarecer as dúvidas sobre os alinhadores, o Dr. Fernando Buranello, dentista e sócio da Esthetic Aligner, responde algumas perguntas sobre o tratamento, que tem ganhado destaque no mercado:
  1. Os alinhadores servem apenas para casos simples?
Mito. Essa afirmação está incorreta, pois os aparelhos invisíveis atendem desde casos simples até os mais complexos. Na verdade, os alinhadores podem ser até mais eficientes que os aparelhos fixos em uma série de casos.
  1. “Somente o alinhador basta”. O ortodontista pode ficar de lado durante o tratamento?
Mito. É importante que o profissional responsável avalie e acompanhe o caso, ele é o principal responsável pela condução para alcançar os melhores resultados dentários. Na Esthetic Aligner nós investimos muito na parceria com Ortodontistas. Hoje já são mais de 7.000 ortodontistas usando a tecnologia Esthetic Aligner. Para aumentar a eficiencia dos casos desenvovlemos tecnologias e treinamentos.
  1. O tratamento com alinhadores é muito mais caro do que com o aparelho fixo?
Mito. A Esthetic Aligner, por exemplo, consegue entregar o tratamento de forma mais competitiva, pois a produção é nacional. Assim, o valor do tratamento com aparelhos invisíveis é comparável com os bráquetes.
  1. O tratamento com os alinhadores pode ser mais rápido?
Verdade. Em alguns casos, o tempo do tratamento é menor, quando comparado com os bráquetes.
  1. Com os alinhadores posso saber como meu sorriso ficará no final do tratamento?
Verdade. É possível fazer uma simulação 3D para cada caso, assim, por meio de um software é possível saber a previsão do tratamento.
  1. O preço do tratamento com alinhadores varia de caso para caso?
Verdade. O preço pode variar dependendo da complexidade e tempo estimado do tratamento, além disso, o valor vai de acordo com o dentista, a experiência que ele proporciona e a localização. A boa notícia é que os preços, atualmente, são mais acessíveis, muitas vezes sendo mais baratos do que o tratamento com bráquetes.
  1. Os alinhadores são mais eficientes do que os bráquetes para correção dos dentes?
Verdade. Na maioria dos casos sim. Como o tratamento é planejado de forma totalmente digital, o dentista sabe exatamente a força e a movimentação aplicada em cada dente. Desta forma, o tratamento se torna mais eficiente e previsível.
  1. Com o avanço da tecnologia ortodôntica, os alinhadores podem ser produzidos a partir de impressoras 3D de alta precisão, por isso, é mais eficiente que os bráquetes?
Verdade. O tratamento com bráquetes é planejado de forma manual pelo dentista na boca do paciente. Assim, o dentista estima as forças e movimentos, de acordo com a sua experiência, porém, sem um processo digital suportado por softwares de última geração.
  1. Nos próximos anos, os aparelhos fixos podem perder o posto de aparelho ortodôntico mais utilizado no Brasil para os alinhadores?
Verdade. Essa é uma tendência e um caminho sem volta. Nos Estados Unidos, por exemplo, já vemos essa prática, e nos próximos anos, inevitavelmente, acontecerá no Brasil. O mercado de alinhadores cresce muito rápido. 


Sobre a Esthetic Aligner
A Esthetic Aligner é a empresa nacional líder em alinhadores. Desde 2008, desenvolve alinhadores e soluções ortodônticas, ajudando as pessoas a corrigir seus dentes com alinhadores transparentes, que trazem mais conforto em relação aos aparelhos fixos tradicionais. Para mais informações, acesse estheticaligner.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp