23/11/2021 às 10h02min - Atualizada em 23/11/2021 às 12h20min

Feedback e feedforward: conceitos, diferenças e aplicações

SALA DA NOTÍCIA Victor A
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Os conceitos de feedback e feedforward estão cada vez mais integrados às empresas, uma vez que fazem parte de uma evolução da comunicação e são fundamentais para você alcançar resultados mais efetivos em seu nicho de atuação.

O feedback é uma maneira efetiva de avaliar e expor opiniões sobre o trabalho em si e sobre sua equipe, através de uma comunicação muito mais efetiva e direta, onde pode-se citar todos os detalhes importantes que esse tipo de recurso tem apresentado.

Dessa maneira, você tem um diálogo muito mais aberto e amplo com sua equipe, sendo capaz de organizar e estruturar de maneira mais efetiva esse tipo de recurso, o que é muito importante para garantir ações mais adequadas dentro da companhia de diagnósitico organizacional.

A palavra feedback surge dos termos em inglês feed (alimentar) e back (volta), ou seja, é uma retroalimentação, uma análise e avaliação de um comportamento, trabalho ou ação desenvolvida por um colaborador ou por uma equipe.

Isso significa que o feedback nada mais é do que uma conversa entre duas ou mais pessoas para identificar o que pode melhorar em uma atividade ou como a equipe desenvolveu com qualidade esse tipo de ação e pode continuar agindo da mesma maneira.

Dentro do conceito de feedback, é importante pensar em como você pode ir além de uma crítica ou elogio. 

É importante pensar em formas de otimizar o trabalho que está sendo desenvolvido e oferecer estas dicas para tornar o processo ainda melhor para sua empresa de calculo estrutural.

Dessa maneira, você consegue uma estrutura de produção muito mais otimizada, com melhorias constantes que muitas vezes o profissional nem percebeu que poderia conseguir antes de sua estrutura.

Já o feedforward é um conceito um pouco mais moderno, e tem um impacto diretamente no formato de feedback que é fornecido hoje.

A origem do nome também é no inglês, mas com os termos feed (alimentar) e forward (frente), o que em uma tradução livre seria algo como “olhar para o futuro”, ou “seguir em frente”.

Este conceito usa esse olhar direcionado para identificar novas habilidades que precisam ser desenvolvidas, otimizando os processos que seguirão a partir desta comunicação em particular, podendo contratar uma empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação).

Este conceito foi criado pelo coach Marshall Goldsmith, que trabalha com diversos CEOs de grandes empresas, e já escreveu uma série de livros, entre eles o próprio “Feedforward”. Além disso, ele é reconhecido como um dos mais influentes profissionais da área de gestão.

O conceito criado por Goldsmith trabalha com a comunicação como uma ferramenta de evolução do potencial de cada profissional vinculado a sua empresa, montando assim um processo de constante desenvolvimento em sua companhia.

É através dele que é possível buscar esse tipo de evolução e desenvolvimento para otimização de resultados, e a maioria das empresas que têm se popularizado no mercado está trabalhando diretamente com essa ferramenta, buscando otimizar ações de treinamento NR35.

Com o feedforward, você leva em consideração o presente para evoluir no futuro, e por conta disso, trabalhar com o autoconhecimento é um passo muito importante para garantir resultados mais efetivos em suas ações.

Diferenças entre feedback e feedforward

A diferença entre os dois conceitos é relativamente simples. Enquanto o feedback lida com o que já passou, o feedforward trabalha com o futuro e o que ainda está para acontecer dentro do conceito da empresa.

O feedback olha para trás e avalia a situação em que a empresa passou, buscando formas de otimizar os processos que virão a seguir.

Entretanto, o feedforward já parte do princípio de que seus profissionais podem se tornar cada vez melhores, independente do posicionamento atual.

Por conta disso, muitos conceitos acabam sendo interligados, uma vez que ambas as técnicas são muito importantes para você trabalhar com efetividade em suas ações. Esse tipo de modificação ajuda não só no campo profissional, mas também no pessoal.

A comunicação é o cerne desse tipo de mudança. Através dela, você consegue apresentar conceitos diferentes e falar com funcionários de maneiras diferentes em empresas de caldeiraria em SP.

Na maioria dos casos, cada pessoa está em uma situação e pode precisar de uma ferramenta distinta para se comunicar. 

Por isso, estar versado nestas duas técnicas permite que você consiga uma estrutura mais adequada para auxiliar sua equipe a buscar melhorias.

Como trabalhar com o feedback?

Existem alguns modelos de feedback que costumam ser aplicados quando você lida com o ambiente profissional, que são:

  • Feedback positivo;
  • Feedback negativo;
  • Feedback insignificante;
  • Feedback ofensivo.

O feedback positivo é uma forma de valorização de seus colaboradores, por isso não tenha medo de realizá-lo em público.

Assim, você demonstra que está satisfeito com o trabalho de um determinado colaborador em um curso de capacitação SP, e ajuda a equipe a compreender a linha de trabalho desejada.

Esse tipo de ação é muito importante para que você consiga apresentar o que o seu colaborador está fazendo certo e motivá-lo a buscar resultados cada vez mais expressivos em suas ações.

Já o feedback negativo é aquele no qual você identifica alguma falha ou problema na execução de um trabalho ou de uma atividade. 

Neste caso, o ideal é falar no particular com o colaborador, para evitar expô-lo ou criar um ambiente negativo no trabalho.

Aqui, embora a crítica seja válida, o ideal é buscar soluções que ajudem a identificar o que pode melhorar este processo, por isso utiliza-se também o termo feedback corretivo para lidar com esse tipo de comunicação.

Vale lembrar que o feedback não é uma via unilateral. Qualquer colaborador pode fazer um feedback relevante para seus colegas de trabalho, ou até mesmo para a equipe de gestão, indicando potenciais melhorias no trabalho de sua empresa de forro acustico.

O objetivo final do feedback é conseguir uma empresa mais qualificada e otimizada dentro desse conceito, e por conta disso, é fundamental que você consiga ter uma boa estrutura para se comunicar de forma efetiva.

Existem ainda alguns feedbacks que devem ser evitados, como o insignificante e o ofensivo. O primeiro é um feedback genérico que não oferece nada para quem o está recebendo. Trata-se de uma comunicação rasa e falha, que não leva a lugar nenhum.

O segundo muitas vezes é motivado pela emoção e não é nem um pouco construtivo. Além do impacto direto no emocional de cada colaborador, é importante ter em mente que esse tipo de feedback pode gerar problemas sérios dentro da legalidade.

Utilizando o feedforward

Depois de ter uma estrutura adequada para suas ações de feedback, é hora de iniciar o processo de trabalho pensando no futuro. 

O feedforward depende de uma boa avaliação da situação de sua empresa para observar as melhorias que podem ser realizadas em um curso de reciclagem para operador de empilhadeira, por exemplo.

Este deve ser o primeiro passo para aplicar o feedforward, inclusive. Perceber as características que podem ser otimizadas é muito importante para conseguir trazer benefícios para sua companhia e para seus colaboradores.

Você pode encontrar tanto competências técnicas quanto de comportamento para serem otimizadas, e ambas trarão uma qualidade de produção muito melhor a longo prazo, seja pelo aprimoramento do conhecimento técnico ou pelos aspectos de convivência de equipe.

Uma boa forma de identificar esse tipo de ação é buscando as faltas que sua empresa possui e como suprí-las com qualidade.

Dessa forma, você consegue entender quais competências precisam de atenção e consegue otimizar seus recursos para conquistar mais espaço.

Normalmente, é papel do gestor conseguir esse tipo de avaliação, mas qualquer colaborador pode tomar a frente e falar sobre esse tipo de recurso.

Uma vez que você tenha identificado as competências que precisam ser trabalhadas, é hora de buscar soluções que auxiliem seu quadro de funcionários a conquistar ações mais efetivas. Dessa maneira, você tem uma estrutura muito melhor aplicada no futuro.

Escutar todas as partes e entender o que você precisa alcançar para atingir a mudança é um passo fundamental, que ajudará todo o conceito do feedforward em sua companhia e aumentará suas chances de sucesso consideravelmente.

Considerações finais

A comunicação de uma empresa é parte fundamental para o futuro e para o sucesso comercial da mesma.

Por isso, trabalhar com conceitos de feedback e feedforward é muito importante para garantir ações melhor qualificadas, onde sua estrutura de atendimento será mais assertiva. Com o feedback, você garante que a comunicação estará sempre ativa.

Dessa maneira, seus colaboradores terão mais tranquilidade ao se comunicar com você e apresentar novas ideias e projetos, ativando assim o feedforward e conquistando uma ação muito mais assertiva em suas ações.

Uma companhia que está pronta para ouvir e se comunicar com seus colaboradores tem grandes chances de se tornar uma liderança no mercado em que está inserida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
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