23/11/2021 às 10h06min - Atualizada em 23/11/2021 às 12h20min

Quais são as funcionalidades do CRM?

SALA DA NOTÍCIA Victor
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Em toda empresa, desde o distribuidor adubo até lojas eletrônicas, é de suma importância cuidar muito bem do relacionamento com o cliente. Porém, ao invés de fazer isso manualmente, porque não contar com a tecnologia? É para isso que serve o CRM.

 

Pois bem, o CRM é uma solução muito completa e para te auxiliar na manutenção do contato mais próximo e eficiente de pessoas do seu interesse, bem como do interesse da empresa. Então, você precisa entender como explorar adequadamente seu potencial.

 

Desse modo, veja o que é exatamente o CRM e saiba quais vantagens essa ferramenta pode trazer, como funciona, definição e muito mais.

O que é exatamente o CRM?

A sigla tem como definição: “Customer Relationship Manager”, traduzindo para o português é algo como o Gerenciamento do Relacionamento com Cliente. Então, a ferramenta de coleta e análise estatística de dados de consumidores surgiu no ano de 1986.

 

E, então, em 1995, com a expansão da computação e as empresas adotando cada vez mais a tendência, esse termo acabou sendo cunhado. E desde essa época, essa ferramenta parou de ser apenas um módulo, para se tornar uma solução mais robusta.

 

É claro que cada tipo possui suas próprias funções, mas é absolutamente normal que a ferramenta no geral faça a coleta e análise de dados do cliente, indo da interação com a marca até informações de contatos.

 

Ademais, ela também pode ser usada para empregar algumas estratégias de automação de marketing, o que acaba fortalecendo e otimizando os relacionamentos entre empresas e consumidores.

 

Como visto, é algo que pode ser usado em uma empresa de cobertura metalica até uma empresa de automóveis ou de brinquedos, afinal, o CRM vai servir a sua empresa e otimizar sua comunicação.

Qual é a função do CRM?

O CRM possui utilidades para os mais diversos casos, bem como pode realizar as mais diversas tarefas. 

 

Então, ao tomar conhecimento das suas inúmeras funcionalidades, fica evidente que qualquer organização, indo desde empresas de terraplanagem e pavimentação  até as de comunicação, precisa de um.

 

Pois bem, vamos falar de algumas funcionalidades em tópicos, para depois detalhar cada um. Confira:

Gerenciamento de informações de clientes

Esse é o papel principal do CRM, fazer a gestão das informações dos clientes. Ele soma todos os dados que são de interesse e que são coletados no decorrer do relacionamento de consumidor e empresa.  

 

Assim, pense na realidade de uma agência de comunicação e seus colaboradores, essa ferramenta tem como utilidade, inicialmente, fazer a coleta de dados da empresa, do contato que é responsável por esse relacionamento e também pelos objetivos e estratégias do negócio.

 

Ele também pode fazer o armazenamento de dados como a quantidade de trabalhos realizados, os serviços contratados, os prazos estabelecidos, entre outras coisas importantes dentro da área. 

 

Após ter sido feito esse alinhamento em reunião, existe a possibilidade, inclusive, de fazer a adição de novas informações e instruções para que haja sucesso na parceria. 

 

Então, possibilita o gerenciamento de tudo que foi passado no contrato, por exemplo, se você faz a contratação de uma empresa de porta de aço, nele você terá o prazo que a porta será instalada, qual tipo de serviço deverá ser feito, quantas vezes será necessário ir, etc.

O fornecimento de insights e recomendação de ação

A ferramenta vai além de apenas armazenar esses dados, ela viabiliza uma ação bem específica e direcionada. Então, o CRM recomenda um contato de um cliente que está há muito tempo inativo ou faz a oferta de um serviço que tenha sentido para o perfil que foi analisado. 

 

Especialmente porque ele também faz a coleta e o armazenamento de dados de oportunidades em potencial, como os leads. Com isso possibilita saber qual é o momento que o time de vendas deve fazer a abordagem.

 

Então, se você pesquisou “melhores escolas de comissário de bordo SP”, por exemplo, certamente isso vai ser analisado por alguma empresa desse segmento, que poderá fazer uma oferta para você.

Fazer a conexão entre as equipes em uma só plataforma

Fazer a centralização é algo muito positivo, principalmente por ser uma plataforma que permite que tudo fique armazenado em um local só. Com isso acaba evitando que se perca dados em planilhas, relatórios e documentos que ficam espalhados.

 

Por esse tipo de situação, faz com que haja a garantia de que todos tenham acesso aos dados, com a democratização sempre em jogo, o que acaba gerando a integração e pode potencializar o trabalho em equipe. 

Vantagens da utilização do CRM

Fazer a contratação de um software para que se faça a exploração de funcionalidades é bem vantajoso para qualquer agência que queira cresce e otimizar suas qualidades. Se fizer a escolha certa e um bom uso, é possível ter bons resultados.

 

Inclusive, vamos conferir uma lista das vantagens, bem como conferir a explicação de cada uma:

 
  • Fazer a integração com e-mails;
  • Gestão do funil de vendas;
  • Registro das atividades realizadas;
  • Relatórios mais eficaz;
  • Automação;
  • Estratégias mais inteligentes.

Fazer integração com e-mails

Quando se tem uma boa plataforma de gestão de relacionamento, é possível se integrar a outros serviços, e-mails, por exemplo. Isso acaba trazendo a captura de informações necessárias para que seja elaborada a estratégia de e-mail marketing. 

Gestão do funil de vendas

O CRM não é apenas para clientes conquistados, mas também para o pipeline ou funil de vendas, que é o fator que acaba dividindo as pessoas de acordo com a preparação da compra.

 

Além de nutrir os leads, permite também o acompanhamento do estágio de cada pessoa contada. Para, assim, a equipe de vendas ter muito mais chances de converter esses possíveis clientes.

 

Então, se, por exemplo, você buscar empresas de engenharia civil em SP, uma empresa dessa área pode fazer contato com você para fechar esse funil de vendas.

Registro de todas as atividades

Toda empresa precisa ter um bom controle, isso garante transparência e eficiência no gerenciamento. Por isso, a capacidade de armazenar informações faz com que sejam registradas todas as ações feitas. 

 

É uma vantagem que pode definir mais responsabilidades e acompanhar histórico. Imagine se, por exemplo, a empresa de estação de tratamento de esgoto acaba tendo problemas em um serviço, com esse registro poderá ser identificado rapidamente o erro e outros pontos.

Relatório mais eficaz

Essa ferramenta ajuda muito na tomada de decisão, ela faz relatórios mais eficientes e completos, com isso, existe a possibilidade de conhecer em qual situação se encontra o negócio e do contato com os clientes, tornando as decisões mais assertivas.

Automação

É necessário dizer que é possível também automatizar a atuação, seja apostando no uso de uma empresa de soluções em TI ou, até mesmo, fazendo por conta própria.

 

Como dito em outro tópico, com a integração com e-mails é possível fazer disparos automáticos e personalizados, ainda é possível até qualificar os leads, fazer ações de relacionamento e também melhorar as ações feitas.

Estratégias mais inteligentes

Com a massiva quantidade de informações coletadas e analisadas, é óbvio que isso vai tornar as ações feitas muito mais inteligentes a nível de negócio. 

 

Dá para entender quais são as melhores características dos contratantes, quais necessidades e dificuldades que vai ter, além de aproveitar mais oportunidades e superar dificuldades, ou seja, o resultado certamente é mais satisfatório.

Alguns dos principais CRMs do mercado

É claro que para aproveitar bem o CRM, é necessário escolher uma boa ferramenta, para que não se cometa erros. Então, vale a pena conhecer alguns dos principais CRMs e como ele pode se encaixar na sua agência de comunicação. Entre eles:

Pipedrive

Ele é ideal para que seja feito o funil de vendas. Ademais, essa ferramenta possui versões web e móvel. Nas suas funcionalidades estão a gestão de leads, relatórios de vendas e previsão de conversões. Por fim, os planos do Pipedrive são pagos.

Hubspot

Essa ferramenta é uma das maiores autoridades em comunicação digital e é totalmente grátis para quem desejar. 

 

Ademais, possibilita um conhecimento profundo dos leads, registra as informações de venda automaticamente e cuida inteiramente do funil de início ao fim. Por fim, na versão paga existem mais recursos. 

Salesforce

Esse é mais voltado para conversão e é muito útil ao time comercial das agências. Sendo totalmente na nuvem, faz o rastreio de informações automaticamente, também ajuda na conexão entre equipes e ainda dá insights de ações. Essa é uma ferramenta paga.

RD Station

É uma das principais ferramentas de automação do país. Ela faz o acompanhamento e gerenciamento de leads, faz a integração de e-mails de marketing, landing pages, gera relatórios. Por fim, é uma ferramenta paga.

 

Em resumo, o CRM é feito é algo importante para fazer o contato com o cliente e até para fazer alguém tomar a decisão de compra. Por isso faça uma boa escolha para ter bons resultados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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