23/11/2021 às 10h14min - Atualizada em 23/11/2021 às 12h20min

Como se tornar franqueado?

SALA DA NOTÍCIA Victor
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Se tornar um franqueado é o desejo de muitos empreendedores na atualidade. Esse processo de abertura de franquias é o mais procurado no Brasil atualmente e o impacto desse mercado é mundial.

Entretanto, é preciso saber lidar com esse tipo de recurso de maneira expressiva para trabalhar com efetividade e garantir uma estrutura de qualidade para sua franquia, ficando atento aos vários detalhes para trabalhar com esse tipo de recurso.

O primeiro passo para se tornar um franqueado de qualidade é aprender a lidar com esse tipo de negócio para um curso comissario de voo SP, também conhecido como franchising.

O termo indica que uma determinada marca cede a licença de utilização de seus produtos, serviços e até mesmo de sua identidade para um terceiro trabalhar. Durante a assinatura deste contrato, existem duas figuras principais.

A primeira é a franqueadora, a empresa que detém a propriedade da marca. É muito comum que seja uma marca forte no mercado, que já está estabelecida em uma estrutura metalica galpão preço e tem um know-how de qualidade para trabalhar no setor em que está inserida.

Na outra ponta da negociação está o franqueado, uma pessoa física ou jurídica que adquire o direito de utilização da marca para montar sua estrutura de atendimento, muitas vezes lidando com elementos como a localização, treinamento de funcionários e vendas.

A regulamentação para as franquias surgiu ainda na década de 90, quando o sistema de franqueamento estava começando a crescer e gerou uma série de detalhes importantes para validar esse tipo de trabalho com andaime locação preço no país.

A lei 8.955/94 tornou-se conhecida como a Lei das Franquias, definindo especificamente o papel de cada um dos negociantes no processo, seus direitos e deveres, bem como as regras às quais cada um deve seguir atento.

A diferença entre os dois é principalmente uma questão de responsabilidade. Enquanto o franqueador é responsável pelo sistema de franquias como um todo, o franqueado é responsável por utilizar uma marca em um local específico.

Para atingir os resultados desejados, é importante que ambos trabalhem com uma sinergia grande para que o sistema de venda de porta de aço automatica funcione corretamente e ambas as partes sejam otimizadas em questão de resultados.

Um mesmo franqueador pode ter diversas unidades franqueadas a seu trabalho, e todas devem ter padrões de atendimento e de trabalho para trabalhar com resultados mais expressivos nesse tipo de recurso.

Embora não seja uma regra, a maioria dos especialistas considera bem sucedida uma franquia com aproximadamente 100 unidades franqueadas, demonstrando o potencial de trabalho que é realizado por esse tipo de ação.

O franqueado também pode ter mais de uma unidade da franquia, o que é muito comum de acontecer quando esta primeira unidade gera resultados satisfatórios para uma empresa especializada em tratamento de efluentes, e isso ajuda a trabalhar em um ambiente mais adequado para a rede como um todo.

O mesmo franqueado já saberá lidar com as unidades que está trabalhando, e como elas podem ser otimizadas para gerar um interesse maior do público e conquistar a produtividade necessária para ampliar ainda mais esse tipo de recurso.

O que é ser um franqueado?

Ter uma franquia é lidar com todas as responsabilidades da estrutura comercial de uma marca, em troca de receber todo o expertise de profissionais da franqueadora, bem como já ter uma empresa reconhecida no mercado.

Por isso, lidar com esse tipo de ação é importante para você conseguir uma estrutura de qualidade e uma ação mais efetiva para suas vendas em um distribuidor adubo, por exemplo.

Além disso, você deve repassar uma parte para a franqueadora, que pode ser um valor fixo em contrato ou um percentual de seu faturamento. Para lidar com esse tipo de situação, é importante saber que tipo de franquia você está inserindo.

Franquia unitária

Quando você trabalha com uma unidade exclusiva da franqueadora, é considerado um contrato de franquia unitária. Normalmente, você trabalha com royalties mensais para manter esse tipo de estrutura em atividade.

Dessa forma, o franqueado nesse formato pode abrir outras unidades, desde que consiga comprovar a produtividade da franquia ativa, a demanda e necessidade do novo local comprovado para conseguir trabalhar com esse tipo de modelo.

Franquia Master

No formato de Franquia Master, esse tipo de ação normalmente envolve pelo menos uma unidade da franqueadora, embora possa ser realizado com mais unidades. 

A grande diferença aqui é o direito de revenda da franquia de portão basculante preço para outros interessados

Neste caso, embora você ainda tenha de pagar os royalties da franqueadora, você também recebe pelas franquias de terceiros que fizerem parte de sua rede. Dessa maneira, você consegue criar uma estrutura mais qualificada em uma determinada área de atuação.

Quanto mais você trabalhar nestes recursos, melhor ficará a estrutura da praça de distribuição como um todo, permitindo que você trabalhe com muito mais qualidade nesse formato de franchising.

Franquia de Desenvolvimento

Este é um formato que trabalha diretamente com um novo local de atendimento, e além da liberação da franquia, você trabalha diretamente com a franqueadora em um processo de desenvolvimento e expansão de área.

Nesse formato, você pode trabalhar junto do franqueador para definir a necessidade de novas unidades nesse local, além de ajudar na preparação de novos franqueados, conseguindo uma estrutura de atendimento muito mais satisfatória.

Independente de qual destes modelos de franquia você escolherá, o trabalho de base permanece o mesmo. 

A grande diferença neste caso é especificamente o quanto você pode investir dentro da franquia de telha sanduíche térmica e qual a disponibilidade para trabalhar com a franqueadora.

Quanto mais você quiser participar da tomada de decisões na região onde está se franqueando, mais próximo será seu relacionamento com a empresa base, o que envolve um investimento maior, mas também gera resultados mais satisfatórios.

Por que ter uma franquia?

Existem diversas vantagens na escolha de se tornar um franqueado, principalmente quando você utiliza como comparativo outras modalidades de empreendimento.

Para aproveitar ao máximo sua estrutura de atendimento, é importante que você tenha em mente esse tipo de recurso de forma mais efetiva, identificando estes benefícios e como você pode se alinhar a eles.

Em um primeiro momento, o fato de você abrir uma empresa com uma marca já consolidada no mercado ajuda em um momento inicial, principalmente com relação ao impacto inicial de vendas.

Quando você trabalha com uma empresa nova no mercado, é preciso trabalhar em cima da criação de um público para sua empresa, o que muitas vezes não é necessário no caso da franquia, onde já existe o interesse para o público.

A franquia também é um processo muito mais seguro de negociação, uma vez que já conta com todas as experiências anteriores do franqueador para ajudar a ajustar os detalhes de sua companhia.

Dessa maneira, a gestão de marca é melhor qualificada, com uma estrutura de atendimento mais assertiva e um processo muito mais otimizado de ação para conseguir esse tipo de experiência.

Uma etapa muito comum de trabalho inicial na abertura da empresa é conseguir uma boa rede de fornecedores, dos quais precisam de uma comunicação assertiva e uma estrutura de qualidade para conseguir resultados mais expressivos na hora de vender.

Com uma franquia, esses fornecedores em grande parte já estão em uma rede de atendimento especializada, com preços mais favoráveis e uma escala de entrega que não deixa a unidade sem nenhum dos itens necessários para realizar o trabalho.

Além disso, elementos de propaganda, marketing e muitas outras etapas que serão trabalhadas de maneira manual em uma empresa comum já estão prontas para o processo de trabalho em uma rede de franquias.

O know-how da franqueadora entra em ação desde os primeiros passos, ajudando a minimizar os impactos negativos dos primeiros modelos, enquanto oferece orientação e treinamentos para deixar sua equipe pronta para iniciar a operação.

Isso ajuda a manter os gestores mais focados em garantir resultados e na otimização da produtividade, deixando de lado a preocupação inicial em vender e pagar os custos da abertura da empresa como um todo.

Considerações finais

As franquias são um sucesso comercial no Brasil e no mundo, garantindo uma estrutura muito mais otimizada para esse tipo de ação e sendo uma excelente opção de investimento para quem deseja montar uma empresa mas não tem expertise para isso.

Para lidar com esse tipo de recurso, é importante que você tenha em mente a quantidade de possibilidades que você pode atingir com uma franquia, sendo as principais áreas para investimento:

  • Alimentação;
  • Vestuário;
  • Beleza e bem-estar;
  • Educação.

As opções são inúmeras, e escolher aquela que você lida melhor é uma excelente oportunidade para trabalhar com qualidade nesse tipo de recurso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 
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