18/11/2021 às 17h44min - Atualizada em 19/11/2021 às 00h00min

19 de novembro, Dia Mundial do Vaso Sanitário

Para a Biomovement Ambiental, que atua sob os pilares da inovação e do desenvolvimento sustentável, o saneamento básico é uma parte dos problemas que podem ser solucionados com inovação.

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.homebiogas.com.br
Homebiogas


O World Toilet Day, ou Dia Mundial do Vaso Sanitário, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em julho de 2003 para o fomento das discussões sobre a quantidade de pessoas no mundo que não contam com acesso a um vaso sanitário ou com sistema de saneamento adequado. Muito além da questão da segurança de quem precisa fazer suas necessidades ao ar livre, a falta de saneamento facilita a proliferação de doenças perigosas, como malária, a diarreia e recentemente, como vimos, o COVID-19. 

No Brasil, 8 em cada 10 pessoas declaram já ter tido problemas por falta de saneamento. Ainda assim, 69% dos brasileiros subestimam a situação. Os dados são da pesquisa “Banheiros Mudam Vidas: Descobrindo como os brasileiros percebem o saneamento básico – e como podemos nos engajar”, lançada em outubro e realizada pela Kimberly-Clark, por meio de sua marca Neve, com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP). 

Ainda segundo a ABES-SP, são cerca de 100 milhões de brasileiros sem rede de esgoto, o que faz com que os dejetos sejam lançados no meio ambiente, causando impacto tanto ambiental quanto na saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que para cada 1 dólar investido em saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo. 

Para a Biomovement Ambiental, que atua sob os pilares da inovação e do desenvolvimento sustentável, o saneamento básico é uma parte dos problemas que podem ser solucionados com inovação. A empresa é a representante oficial da HomeBiogas no Brasil, fabricante de biodigestores com tecnologia israelense, presente em mais de 100 países, que promove a  geração de energia renovável (biogás para cozinhar) a partir de resíduos orgânicos alimentares e esterco animal.  Esses resíduos passam por um processo de biodigestão microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás - energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante natural e rico em nutrientes, que fortalecem o solo. 

O ciclo sustentável soluciona a questão do descarte e tratamento do resíduo orgânico, evita a contaminação do meio ambiente, minimiza as emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade da terra para o cultivo além de gerar economia e bem estar para quem se beneficia do biogás gerado para cozinhar. Trata-se de uma solução autônoma, independente de energia elétrica, de fácil instalação acima do solo e sem a necessidade de obras civis. Ou seja, uma solução imediata para ambientes onde ainda se cozinha com lenha e/ou carvão vegetal e onde não há coleta de resíduos.   

Além disso, e reforçando a questão do saneamento básico, o biogestor pode ser acoplado a um vaso sanitário adaptado, o Bio Toilet, que a Biomovement Ambiental também representa com exclusividade para o Brasil, ao acoplar o BioToilet a um biodigestor Homebiogas, é possível tratar também as fezes humanas transformando-as em biogás para cozinhar  Esse sistema, que também independe de grandes obras é a solução imediata para o saneamento, pois e totalmente desconectado das redes de esgoto, não precisa de água pressurizada e/ou energia elétrica, promove a economia de água com descargas de 1,2 litros por acionamento e traz para quem no século 21 não tenha um banheiro dignidade, saúde e segurança e qualidade de vida que a é a realidade de muitas pessoas e comunidades que vivem nas mais diversas e remotas regiões do Brasil sem saneamento. A tecnologia, do Bioi Toilet está entre as iniciativas inovadoras que foram escolhidas pela Kimberly Clark para o projeto Banheiros Mudam Vidas (https://www.banheirosmudamvidas.com.br/).

“No Dia Mundial do Banheiro, comemoramos o fato de que, em pouco mais de dois anos de atuação, a Biomovement Ambiental tem atuado ativamente na transformação da qualidade de vida de muitas comunidades pelo Brasil, por meio inclusão da tecnologia sem interferir na cultura local. Promovemos o desenvolvimento sustentável, e geramos economia de recursos naturais, levando  qualidade de vida por meio de inovação e do conhecimento que são a missão da nossa empresa”, afirma Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental.

Informações: www.homebiogas.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp