18/11/2021 às 11h24min - Atualizada em 18/11/2021 às 15h30min

Programa Espaço da Família Ronald McDonald chega ao Hospital Itaci, em São Paulo

Construção do espaço foi financiada através de doações para a organização sem fins lucrativos em prol do combate ao câncer infantojuvenil

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza


Um ambiente de conforto e acolhimento dentro das unidades médicas para crianças e adolescentes em tratamento oncológico e seus acompanhantes. Esse é o objetivo do programa Espaço da Família Ronald McDonald. Com foco em expandir essa rede de apoio, no dia 18 de novembro, o Instituto Ronald McDonald vai inaugurar a sétima unidade do programa no Brasil, no Hospital do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), em São Paulo. O ambiente conta com sala de estar, copa, espaço para refeições, cadeiras de massagem, computador para uso dos familiares, além de livros, jogos como dominó, dama, tabuleiro, entre outros.

“O ITACI coloca em tudo o que faz o conceito da Humanização, acolhendo a todos com muito carinho e atenção. E quando dizemos todos, não estamos falando apenas dos pacientes, mas de seus familiares. É com esse pensamento que está nascendo o Espaço da Família: mais uma forma de abraçar o familiar que luta junto com sua criança para vencer o desafio do câncer e, certamente, sentindo mais essa forma de apoio, o fardo fica um pouco mais leve”, explica Douglas Boscato, gerente da Fundação Criança, mantenedora do ITACI.
Já para a diretora administrativa do hospital, Katia Oliveira, "o Espaço Família é de extrema importância para os pais, pois é um local em que eles podem se manter minimamente distantes de todo o sofrimento causado pela doença de seus filhos; podem meditar, descansar e até mesmo chorar em paz."

Poderão ter acesso ao Espaço da Família, que funcionará 24h e todos os dias da semana, pais e responsáveis de pacientes em tratamento na UTI e internação.

O Instituto Ronald McDonald faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities, presente em mais de 60 países no mundo e que tem como missão promover a saúde e bem-estar de crianças e jovens. No Brasil, o Instituto é o coordenador do programa Espaço da Família Ronald McDonald e atua desde o estabelecimento da parceria com hospitais, acompanhamento da implantação, obtenção da licença e gestão, garantindo os padrões de qualidade e excelência recomendados pela Ronald McDonald House Charities (RMHC). Para a construção do ambiente, foram investidos mais de R$ 84 mil, obtidos através das campanhas promovidas pelo Instituto, como McDia Feliz, Jantar de Gala e Cofrinhos.

“Estamos muito felizes e gratos em poder levar esse novo espaço aos nossos pequenos pacientes em tratamento, junto de seus familiares. Queremos contribuir com a redução do abandono do tratamento, oferecendo infraestrutura e atividades que tornam o tempo de espera menos desgastante e também favorecem o contato entre familiares e equipe médica. Essa inauguração é uma grande conquista para todos nós”, destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.

Sete unidades no Brasil
Atualmente, o Programa Espaço da Família está presente em outras 6 instituições nos estados de São Paulo, Brasília e Paraná, sendo elas: Hospital GRAACC (SP), Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (DF), Hospital Erasto Gaertner (PR), Hospital de Câncer de Mato Grosso (MT), Hospital de Câncer de Barretos (SP) e Hospital GPACI (SP).

Em 2021, o Programa Espaço da Família Ronald McDonald celebrou 10 anos em atividade no Brasil. Apenas no último ano, o programa contou com mais de R$600 mil investidos nas unidades pelo país, com 2.376 crianças e adolescentes beneficiadas e 10.134 familiares e acompanhantes atendidos. 
Em 2020, em meio ao cenário da pandemia da Covid-19, os Espaços da Família tiveram suas atividades pausadas sendo utilizados para descanso dos profissionais da saúde que atuavam no enfrentamento do novo coronavírus. Atualmente, os Espaços estão voltando a receber famílias e pacientes infantojuvenis em tratamento do câncer. 

As chances de cura
A chance de sobrevivência média é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, esse percentual não é o mesmo em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.

Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há mais de 22 anos atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença. Para atingir esse objetivo, o Instituto trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais e estudantes de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão aos protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em site

Sobre o ITACI
Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. Construído a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o Instituto ITACI é um hospital público que iniciou suas atividades em 2002 e oferece tratamento a crianças e adolescentes, portadores de câncer e outras doenças hematológicas ou raras, de 0 a 18 anos. Referência na área de oncologia pediátrica no Brasil, realizou em seu ambulatório, em 2020, mais de 13 mil consultas médicas, mais de 4 mil sessões de quimioterapia e 48 transplantes de medula óssea.
Mais informações em:
www.itaci.org.br
https://www.facebook.com/ITACI.ITACI/
@instituto_itaci
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp