11/11/2021 às 20h08min - Atualizada em 12/11/2021 às 00h10min

CTNBio aprova nova terapia voltada para tratamento de mieloma múltiplo

A expectativa da farmacêutica é que a terapia possa provocar uma forma de reduzir a quantidade das células cancerígenas.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-11/ctnbio-aprova-nova-terapia-voltada-para-tratamento-de-mieloma-multiplo


A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou em sua reunião nesta quinta-feira (11) uma nova terapia voltada ao tratamento do mieloma múltiplo, tipo de câncer que causou a morte na manhã hoje da jornalista Cristiana Lôbo.



A terapia está sendo desenvolvida pela farmacêutica Janssen, com sede nos Estados Unidos. A autorização da CTNBio não assegura a permissão para o uso da terapia.



A empresa deverá submeter o pedido de registro juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caberá à agência a avaliação de aspectos como a segurança e eficácia desse novo tratamento e pela sua liberação para oferta ao público.



A terapia é baseada em uma técnica chamada CAR-T. Segundo esse método, uma amostra da medula óssea do paciente é enviada para um laboratório, de onde são retiradas células que são alteradas geneticamente.



Essas células modificadas passam a conseguir reconhecer as células dos tumores. Essas células são multiplicadas e enviadas para que em um procedimento cirúrgico sejam inseridas novamente no paciente.



Essa reinserção faz com que o paciente tenha células da medula óssea que possam reagir ao tumor. Assim, a expectativa da farmacêutica é que a terapia possa provocar uma forma de reduzir a quantidade das células cancerígenas.



Mieloma múltiplo



O mieloma múltiplo ocorre em células do sangue chamadas plasmócitos, produzidas na medula óssea. A doença é ocasionada a partir de uma alteração do DNA dos plasmócitos. Ocorre uma proliferação desmedida de células do sangue que levam a impactos sobre diferentes áreas do organismo.



Os sintomas mais frequentes são problemas ósseos, especialmente nas costas, quadris e crânio; baixas taxas de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas no sangue, o que pode causar fraqueza e tontura; maiores níveis de cálcio no sangue, podendo causar insuficiência renal; e impactos no sistema nervoso, como dor intensa, dormência e fraqueza nos músculos.




Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp